Oficinas arte-educativas

Sucataria do Barulho

(confecção de instrumentos musicais)

 

Confecção de instrumentos musicais de percussão e de sopro, a partir de materiais recicláveis como tampinhas de garrafa, latinhas, bexiga, barbantes, sementes, canos de PVC, entre outros, seguido de dinâmicas musicais com os instrumentos construídos.

Público alvo: crianças, pais ou responsáveis, educadores e interessados

Duração: 1h.
 

1/10

1/7

Colorindo a Imaginação

(artes plásticas)

 

Um convite aos participantes para ilustrar um grande painel de tecido, recontando uma história narrada pelas Contadoras. Tintas, lantejoulas, canetinhas, fitas adesivas, colas coloridas, fios de lã, giz de cera, etc… São os materiais disponíveis para este prazeroso desafio, que une crianças e adultos.

Público alvo: crianças, pais ou responsáveis, e interessados.

Duração: 1h

O que os olhos não vêem

o corpo sente

 

Esta é uma oficina focada nos sentidos: os participantes são convidados a ouvir um conto de olhos fechados. Trata-se de uma história que tem como protagonista um deficiente visual. Na sequência, inspirados pela história, produzem colagens com materiais diferentes texturas e aromas, que ao fim serão "sentidas" por todos, num jogo de olhos vendados. É uma grande brincadeira de olhar através do toque; sentir o que se vê.


Público alvo: crianças, pais ou responsáveis, e interessados.

Duração: 50 min.

1/7

1/6

Brincando com Luz Negra

 

Os participantes confeccionam e adereçam bonecos articulados de papel com materiais próprios para uso em luz negra. Quando esta é acesa, os bonecos revelam novas formas, pois brilham e somem diferentes partes do corpo, de acordo com a criação de cada um. É uma surpreendente brincadeira de transformação, revelando novas figuras que sugerem seres fantásticos.

Público alvo: crianças, pais ou responsáveis, e interessados

Duração: 1h.

Ciranda de Brincadeiras

(brincadeiras musicais)

 

Vivência de brincadeiras musicais e jogos com ritmos que trabalham a memória, reflexo, coordenação motora, coletividade e imaginação. Pais, filhos e participantes terão desafios coreográficos, rítmicos e textuais através de brincadeiras populares, sendo convidados a dar boas risadas, e usar o corpo de forma inusitada.

Público alvo: crianças de 0 a 100 anos
Duração: 1h.

trechos: https://youtu.be/rFnqYIi9QUQ

1/10

1/6

Livro ao Vivo

(artes plásticas)

 

Criação de um livro coletivo: fazendo uso de diversos materiais, pais e filhos se unem para encher de traços e cores os trechos de uma história narrada pelas Contadoras. Cada ilustração feita formará uma das páginas do livro assinado por todos.

Público alvo: crianças, pais ou responsáveis, e interessados.
Duração: 1h.

Todo mundo conta História

(curso de contação de histórias)

 

Apresentação dos princípios da técnica de contar histórias e todo o universo que essa arte abrange, incluindo a transposição da narrativa escrita para a narrativa oral, seleção de repertório e a manipulação de objetos como auxílio à narração.
As oficinas podem ser ministradas em 1 único encontro ou em até 12 encontros, conforme interesse do evento.

Público alvo: educadores, jovens e adultos interessados na linguagem

 

1/8